Carambeí mais uma vez bate recorde diário de casos de Covid-19 com a confirmação de 11 novos casos nesta segunda-feira (31) e ainda o registro do quinto óbito, por conta do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde monitora 38 pessoas que estão em isolamento. Ausência de cuidados básicos como o uso de máscaras, higienização com álcool gel além de reuniões festivas de final de semana e aglomerações são as causas principais. A comunidade está refém de vilões que ela mesma cria. Dados da Secretaria de Saúde apontam que desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, Carambeí contabilizou 281 casos positivos e cinco óbitos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde houve no final de semana do dia dos pais várias reuniões familiares, além também de muitas pessoas circulando no comércio e essas aglomerações principalmente as familiares onde o uso da máscara é quase inexistente criou um ambiente de disseminação que resultou nessa explosão de casos confirmados no início desta semana. A médica da atenção primária da secretaria Municipal de Saúde, Monika Wada, alerta que aqueles que estão cumprindo quarentena são obrigatórios a total reclusão e atenção aos cuidados com a higienização do ambiente para evitar a contaminação daqueles que dividem o mesmo espaço. 
A secretaria Municipal de Saúde reforça que a única maneira de evitar o contágio é o distanciamento social associado ao uso de máscara e higiene das mãos. “A comunidade precisa tomar para si a responsabilidade dos cuidados básicos, não criando “vilões” em seus ambientes, para que possamos diminuir o contagio e evitamos mais mortes”, declaram os profissionais que estão na linha de frente do combate ao Covid19, em Carambeí.

Texto: Adalgiza Bachosky
Fotos: Renan Areias
Da redação: Carambeí News