Da redação: A Prefeitura de Carambeí segue com a campanha de vacinação contra a gripe h1n1 nas Unidades Básicas de Saúde, mas volta a cobrar da população pela baixa procura pela vacina da gripe.
O primeiro público-alvo para a vacina são crianças de seis meses até 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores e idosos com mais de 60 anos.
Segundo a enfermeira Tatiana Ricci, deste grupo há muitas pessoas que ainda não procuraram as UBSs- Unidades Básicas de Saúde para serem vacinados, e é preciso chamar a atenção para isso, pois a gripe também é uma doença que sobrecarrega o sistema público de saúde.
A partir do dia 8 de junho, começa uma segunda etapa de vacinação contra a gripe, mas desta vez, para um grupo ainda maior, pois vai abranger as pessoas com comorbidades, ou seja, as pessoas com doenças graves, pré-existentes, pessoas com doenças permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do setor de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Esse grupo maior vai ter vacina da gripe disponível até dia 19 de julho.
A enfermeira destaca para a população que “com a chegada da estação mais fria que é o inverno, a população não pode se descuidar da gripe comum, pois é uma infecção viral respiratória aguda altamente contagiosa, transmitida por vírus também".
Segundo ela “a melhor forma de prevenção contra a gripe todos os anos ainda é a vacinação, e, em tempos de pandemia de Covid -19, a vacinação contra gripe torna-se ainda mais importante para proteger a população e diminuir a sobrecarga nos sistemas de saúde”, completou.
Além disso, as autoridades de saúde também recomendam o uso de máscaras, álcool-gel e distanciamento social para impedir a transmissão do vírus da gripe também.
Texto: Ana Paula Inácio.