A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária realizou treinamento de suas equipes de Agentes de Endemias. O treinamento foi feito com equipamentos costais de aspersão de produtos de combate ao mosquito Aedes aegypti. 

As atividades foram direcionadas para os profissionais que trabalham diretamente quando do surgimento de novos casos de dengue ou outras doenças, que realizam especificamente os mutirões de enfrentamento aos vetores dessas endemias.

Segundo Adriana Fernandes Inspetora Sanitária responsável pela Vigilância em Endemias  “os  equipamentos utilizados visam a dar um auxílio maior de qualidade e efetividade no controle e combate ao mosquito”, disse ela.
A capacitação esteve a cargo do técnico da 3 Regional de Saúde  Jorge Jaremczuk e foi realizada no Parque de Máquinas do Município. 

Segundo Adriana Fernandes, “o treinamento foi realizado somente com água, pois se  tratava de um curso, mas os servidores também aprenderam sobre os inseticidas apropriados e recomendados pelo Ministério da Saúde e como utilizar a paramentação de EPI's- Equipamento de Proteção Individual, o treinamento foi completo com conteúdo teórico e prático”, disse ela. 

Durante o curso também foram abordadas orientações teóricas e práticas do trabalho que os Agentes de Endemias realizam, especialmente, nas residências, ou seja, como se identificar, como conversar com as pessoas e quais as principais ações que precisam ser realizadas na identificação de novos casos.

 Entre essas ações dos agentes de endemias estão a orientação e distribuição de material educativo; localização e eliminação de criadouros e também o bloqueio químico, por meio de aplicações de inseticidas apropriados e recomendados pelo Ministério da Saúde.

Por: Ana Paula Inacio - Asscom