A Prefeitura Municipal de Carambeí, através da Secretaria Municipal de Saúde está convidando toda a comunidade para debater o tema do mês de setembro ligado a saúde, SETEMBRO AMARELO, que vai tratar do tema suicídio. O Setembro Amarelo é uma campanha idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) para conscientizar sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

Neste ano, devido a pandemia de Covid-19, as ações serão delimitadas nas escolas, mas sem aglomerações e o trabalho com os alunos será realizado de forma diferente, onde sugeriu-se que todas as escolas, públicas ou particulares da cidade executem ações em sala de aula tendo como sugestão o preparo de: desenhos, textos, redações, poesias, roda de conversa ou vídeo, músicas, paródias, encenações, teatro, mas sempre respeitando o distanciamento social.
 
A coordenadora do Projeto Saúde na Escola Paola Tarcisa enviou uma proposta de trabalho para todas as escolas municipais falando do projeto e também da importância da divulgação do tema. Os trabalhos das escolas devem ser enviados para um e-mail da saúde de Carambeí ( saudenaescola.cbei@gmail.com) e serão divulgados nas mídias sociais da prefeitura ainda no mês de setembro. Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde, telefone de contato: (42) 991289077 (Paola Tarcisa).

Segundo Paola, “todas as atividades são bem vindas para a discussão do suicídio em mais uma edição do Setembro Amarelo”. 

 Texto: Ana Paula Inacio