Da redação: Será no dia 6 de outubro, próxima quarta-feira, a primeira dose da imunização contra o Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. A vacinação acontecerá na Rodoviária Municipal das 8h30 às12h00 e é necessário comprovação médica da comorbidade, CPF, Carteira de Vacinação e estarem acompanhados dos pais ou responsáveis.  

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, Carambeí soma cerca de 250 adolescentes que apresentam comorbidades. As mais comuns são obesidade, diabetes, hipertensão arterial, pneumonia crônica, imunossupressão, doença renal síndrome de Dow e cardiopatias.

A enfermeira responsável pela Atenção Primária a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Tatiana Ricci informa que a comorbidade deve ser comprovada com declaração médica, datada de no máximo seis meses. 

Ela esclarece que a vacina autorizada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o grupo de adolescentes com comorbidade é a Pfizer. “Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria a Pfizer é o imunizante que acabou sendo mais rapidamente estudada neste grupo de adolescentes, fornecendo os dados para sua aprovação e isso permitiu que fosse licenciada antes das outras vacinas”, explica

Tatiana Ricci ressalta a importância do comparecimento de todo esse grupo para receberem a primeira dose e dessa maneira estarem menos expostos ao vírus. “É fundamental que os pais ou responsáveis fiquem atentos para segunda dose, pois somente desta forma estarão com o ciclo de vacinação completo”.
 
A enfermeira avisa que será emitida declaração de comparecimento pra justificar ausência escolar para quem precisar.

Texto: Adalgiza Bachosky