Agropecuária brasileira tem crescimento expressivo no ano de 2020

Da redação: Conforme noticiado pelo portal da Agência IBGE Notícias, mesmo com a pandemia o Brasil avançou por conta do setor agropecuário. O Estado do Paraná teve a sua contribuição para o crescimento da agropecuária no país. O IBGE criou um ranking de efetivo de animais da pecuária e algumas cidades paranaenses aparecem na lista. A cidade de Castro aparece na primeira posição entre as cidades brasileiras que mais produzem leite, com mais de 350 milhões litros de leite no ano de 2020.


O município de Cascavel tem um efetivo de 17 milhões de galináceos aparecendo em segundo lugar no ranking nacional e Cianorte aparece em 5º lugar nessa mesma lista, com 12 milhões de galináceos. Já o município de Toledo-PR, figura como o município com maior criação de suínos do Brasil, com mais de um milhão de animais, o município de Marechal Cândido Rondon-PR, aparece em 4º lugar nessa lista com quase 500 mil suínos.

A Deputada Federal Aline Sleutjes, primeira mulher a presidir a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), natural da cidade de Castro-PR, familiarizada com a agricultura, analisou os números apresentados pelo IBGE e ficou orgulhosa ao ver a cidade de Castro, sua cidade natal se destacar na produção de leite, com mais de 350 milhões litros de leite no ano de 2020. “É muito importante que possamos difundir as experiências e bons exemplos aos produtores, ajudando a melhorar a qualidade e a produção de leite em nosso país” comentou Aline Sleutjes, sobre a Caravana do Leite.  

No mesmo ranking, se encontra outra  paranaense. Carambeí ficou em segundo lugar no Paraná com cerca de 225 milhões litros, totalizando mais de meio bilhão de litros em apenas duas cidades do Estado.
 
"Nós alimentamos hoje 160 países, se parássemos, seria um caos generalizado. O Brasil é o celeiro do mundo, grandioso, forte e sustentável. Muito orgulhosa em estar presidindo neste ano a Comissão de Agricultura” afirmou Sleutjes.

Por: Assessoria