Em Dubai, a comitiva da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) foi convidada a participar de encontro com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. O sócio-administrador da Cdial (empresa certificadora), Ali Ahmad Saifi explanou sobre a Certificação Halal, dada a produtos que respeitam as tradições do Islã. “Em nossa região essa certificação é mais conhecida no mercado de alimentos, mas ela também abrange outros setores”, explicou o presidente e prefeito de Castro, Moacyr Fadel. No município de Carambeí, por exemplo, a planta industrial da BRF conta com a certificação para o abate de frango halal.

Conforme Saifi, o selo abrange, além do mercado de alimentos, outros como fármacos/cosméticos, turismo e vestuário. “A certificação é reconhecida em mais de 150 países e o mercado movimenta quase US$ 3 trilhões por ano”, destacou. Presente no evento, o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Osmar Vladimir Chohfi, falou sobre a importância da comunidade árabe no Brasil. Conforme ele, pesquisa realizada no país enumerou mais de 12 milhões de brasileiros com origem árabe. “Somos um bom mercado consumidor”, avalia.

Para o presidente da AMCG o evento foi importante para que a região conheça e aproveite novas oportunidades neste mercado, que só tem a se expandir. “Temos potencial em diversos setores que podem se beneficiar com essa certificação”, comenta.

Por: Assessoria AMCG