Da redação: Desde o início do ano de 2021, Prefeitura e Polícia Militar estão trabalhando para garantir a segurança. As fiscalizações em parceria garantiram o fortalecimento das ações de fiscalização durante a pandemia da Covid-19, em seu momento mais crítico.
Carambeí já está habituada com a vinda do Pelotão de Choque em Operações Especiais e blitzes na cidade, bem como a Polícia Montada, conhecida como a Cavalaria. Mas o que talvez muitos moradores ainda não saibam é a cidade já conta, desde o mês de setembro, com mais um serviço especializado,o Projeto Policiamento Rural.
O Destacamento da Polícia Militar de Carambeí dividiu a zona rural do município em duas regiões, Areião/São João/Santo André e a região de Catanduvas, que vai até a divisa com Ponta Grossa, na Ponte Preta. Este projeto começou no mês de setembro e seguirá por tempo indeterminado, onde uma equipe de policiais visita as comunidades rurais, fala direto com os moradores.
Os policiais fazem um trabalho de escuta com a população, ouvindo queixas, repassando informações sobre segurança. O objetivo é que a autoridade militar faça um trabalho de consultor de segurança.
Segundo o Comandante do Destacamento da Polícia Militar em Carambeí Sargento Marçal “é um trabalho preventivo, que vai alcançar seus objetivos a médio e longo prazo, mas que vem sendo realizado com empenho em Carambeí pelas equipes de policias, uma vez que a cidade possui uma área rural superior a urbana”.
Outro serviço que também vem sendo realizado uma vez por semana, pelos policiais são as visitas para as mulheres com medidas protetivas, da Lei Maria da Penha. “Esse é um trabalho delicado, mas que precisa ser feito, com a mulher vítima de violência e também com o agressor”, disse Marçal.
AÇÕES PONTUAIS
Segundo Marçal, no mês de setembro esteve em Carambeí a equipe do Pelotão do Choque nos dias 27 e 30 de setembro, em apoio aos policiais da cidade, em ações noturnas preventivas. Também no mês de outubro, este mesmo Pelotão voltou para a cidade nos dias 5,9 e 15 de outubro. Mais recente, a cidade teve o apoio da Cavalaria em operações especiais dias 3,7 e 12 de outubro.
Com o início da operação da patrulha rural no município, o que se espera é zerar os registros de roubo de animais, máquinas e utensílios agrícolas. “Só o fato da patrulha realizar a ronda na área rural já coibe a ação dos criminosos”, disse Marçal.
Para reforçar e otimizar a atuação da patrulha rural, os produtores do município receberam os telefones com os contatos da Polícia, onde além do 190 atendem também pelo celular – (42) 99924-2002.
Desta forma, a ação se torna mais efetiva, e permite um contato direto entre as partes. “O pessoal tem o contato. Basta chamar a patrulha quando precisar”.
Marçal também enfatiza que seguirão futuras operações de segurança com a participação “mais constante de equipes especializadas como o Pelotão de Choque e Cavalaria, em momentos alternados e estratégicos, sem divulgação prévia”,disse ele.