Da redação: A chácara Casa Rosa recebeu no dia 28 o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) para uma visita técnica que objetivou conhecer o processo implantado de manejo de dejetos, o qual é referência regional. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Valdemar Bartmeyer, e o analista ambiental da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Jean César Andrusko, integraram o grupo.
A Chácara Casa Rosa, coordenada pelo produtor Evandro Los desenvolveu um processo de manejo dos dejetos da atividade de bovinocultura de leite, que conta com separador de sólidos e sistema de fertirrigação e a captação e reaproveitamento da água de chuva. A eficiência desse processo se tornou uma referencia regional em boas práticas ambientais.
O secretario Municipal de Meio Ambiente, Valdemar Bartmeyer, destaca a importância do sistema adotado que evita a contaminação do solo, nascentes e afluentes. “Esse cuidado com o meio ambiente que é uma tendencia no setor agropecuário permite uma maior sustentabilidade na produção”, completa.
O analista ambiental da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Jean Andrusko, foi o responsável pela intermediação da visita técnica que contou com as presenças de Florindo Emanuel, Helena Maria, Bruna Cassia, Jaqueline Azambuja, Kleber Sampaio, Kleyson Silva, Lorena, Pieter Dijkinga, Sandrieli Santos e Valdenei Santos.
Por: Adalgiza Bachosky