
Da redação: Os prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) que cumprem agenda na Expo Dubai 2020 devem retornar ao Brasil nesta segunda-feira (15). Ao longo do evento internacional, a comitiva composta pelos gestores Moacyr Fadel (Castro), Elisangela Pedroso (Carambeí), Dayane Sovinski (Imbaú), Henrique Carneiro (Piraí do Sul) e Elizabeth Schmidt (Ponta Grossa) apresentou o potencial da região para investidores de todo o mundo. Desta forma, a agenda iniciada no dia 10 de outubro teve como objetivo consolidar novas parcerias visando o desenvolvimento local.
Para o presidente da associação, Moacyr Fadel, os Campos Gerais possuem uma imensa quantidade de riquezas. “Estamos aproveitando ao máximo nossa participação neste evento mundial e esperamos voltar ao nosso país com a perspectiva de bons negócios”, salientou o chefe do Executivo logo nos primeiros dias de evento. Ao longo da estadia nos Emirados Árabes Unidos, a AMCG apresentou um material institucional para o secretário adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU), Nikhil Seth.
A partir dos trabalhos realizados pela região em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), os 19 municípios da região serão os primeiros a contar com o programa de capacitação firmado por meio de parceria entre Governo do Estado e o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar). “Com este programa, vamos fazer dos Campos Gerais exemplo de sustentabilidade”, disse Fadel.
A comitiva também teve a oportunidade de dialogar com representantes dos Emirados Árabes e Região do Golfo, além do embaixador do Brasil nos Emirados, Fernando Igreja, e o general Elias Rodrigues Martins Filho. Durante a viagem, os prefeitos também participaram da ‘Paraná Business Experience’. O evento paralelo à Expo Dubai permitiu o contato com dezenas de empresários e investidores que atuam em países europeus. Câmaras Técnicas de Comércio da Turquia, do Egito, da Grécia e da Jordânia também estiveram presentes. “São conversas iniciais, mas que podem gerar ações futuras para o desenvolvimento regional” destacou Fadel.