Da redação: A época do ano está propícia ao surgimento de escorpiões, aranhas e outros animais perigosos ao ser humano. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Carambeí orientam a população em relação aos cuidados a serem tomados para a prevenção de incidentes.
Segundo Adriana Fernandes, Inspetora da Vigilância Sanitária, “a primavera estação chuvosa e quente, favorece o aparecimento de animais peçonhentos principalmente escorpiões e aranhas. O escorpião tem como habitat natural matas, rochas, folhas no chão e troncos. Sempre se mantém escondido saindo somente para se alimentar ou procurar local seguro,animal de hábito noturno”, disse ela.
Entre as recomendações necessárias para evitar o contato com este tipo de animal ela recomenda:

- Manter os quintais e terrenos organizados e limpos é a melhor condição para evitar escorpiões, aranhas e até mesmo serpentes e roedores.

- O principal alimento dos escorpiões são pequenos invertebrados, principalmente a barata.

- Por isso manter o seu lixo bem acondicionado (latões fechados ou sacos plásticos bem amarrados), não jogar restos de comida em terrenos baldios, quintais ou na rua. A matéria orgânica atrai baratas e com isso os escorpiões.

- Evite ter material de construção no quintal em contato com o chão, lenha, tábuas e tijolos, pois servem  de abrigo para escorpiões.
- Varra e recolha as folhas caídas de árvores, pois  os escorpiões costumam ficar escondidos por baixo.

- Pode ocorrer também em época de muita chuva os animais procurarem lugares secos e mais altos para se protegerem, com isso ocorre as aparições de escorpiões em varandas, quintais e dentro de residências e comércios. Para isso não pendure roupas em ganchos nas paredes, antes de vestir um calçado verifique primeiro se não tem nenhum animal dentro, vede arestas e frestas de portas e janelas. 

- Não é recomendado o uso de inseticidas e praguicidas, além de que só pode ser aplicado por empresa legalizada, o produto pode não fazer o efeito esperado em escorpiões, eliminando somente os mais velhos e doentes. Portanto o modo mais correto é a organização e limpeza, hábitos saudáveis de toda uma comunidade.

Adriana também orienta que ao encontrar um escorpião, colocá-lo em um pote com tampa e entrar em contato com a Vigilância Ambiental ou Sanitária para que o setor recolha o animal para identificação. O recolhimento da espécie é realizado para a sua posterior identificação, assim como repassa as medidas de orientação para evitar acidentes ou a presença deles nos quintais.

Em caso de picada a indicação é procurar atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima. Além disso, sempre que uma pessoa sofrer um acidente com animal peçonhento é importante, se conseguir, coletar o animal, pois assim o médico consegue definir o tratamento preconizado. Este animal deve ser encaminhado para a Vigilância Sanitária.

Mais informações na Vigilância Sanitária que fica no 1º andar do Paço Municipal: 3231-9846.

Texto: Ana Paula Inácio