A prefeitura de Carambeí recebeu uma oferta de aplicativo para ajudar na vacinação e agilizar os atendimentos na área da saúde. Uma equipe de professores da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) criou a “start-up” DevHolps, que desenvolveu um aplicativo para a gestão de campanhas de vacinas. O aplicativo chamado de ‘Papa Filas’ promete agilizar o processo de agendamento de vacinas, gerar relatórios e fazer o monitoramento da população vacinada. 
O professor Nelson Canabaro explica que a start-up está firmando um termo de colaboração com a Prefeitura de Carambeí para testar o aplicativo. “Apresentamos para a prefeita STARTUP DESENVOLVIDA PARA PONTA GROSSA DEVERÁ SER TESTADA COM ATUALIZAÇÕES.
Elisangela uma proposta de testar o aplicativo que já foi utilizado por Ponta Grossa para o agendamento de vacinas contra a Covid-19, e, agora está passando por novas atualizações. 
Segundo o professor “esse aplicativo servirá para gestão das demais vacinas. É uma tecnologia que servirá para desburocratizar esse serviço”, explicou. O professor lembrou que a pandemia ainda não acabou e que o cenário na Europa, onde há a presença de uma terceira variante do covid-19, coloca o restante do mundo em alerta.
A prefeita Elisangela Pedroso se disse bastante entusiasmada com a parceria e ressaltou que Carambeí poderá se tornar a primeira cidade a contar com a tecnologia. “Agora está pronto para a testagem da gestão de outras campanhas de vacinação da população”, assinalou. Elisangela falou ainda que a startup vai desenvolver dentro do app, que em breve estará disponível a população, um sistema de cadastramento que facilitará a geração do comprovante de vacina para alunos matriculados na rede municipal de ensino. “Há anos os pais precisam enfrentar filas para obter 
o comprovante e apresentar no momento da matrícula dos filhos. Com a tecnologia não haveria necessidade dos pais saírem de casa para terem acesso ao comprovante que deve ser apresentado”, disse a prefeita.
A prefeitura vai assinar um termo de cooperação com a start-up e em breve começarão os testes do aplicativo com a população. Acompanharam a reunião, além dos professores da UFPR, a secretaria municipal de Saúde Juliane Dorosxi e sua equipe da saúde.

                           Por: Correio Carambeiense