Apicultores se associam à Aprucar de Carambeí

Na terça-feira (15) a Secretária de Municipal de Desenvolvimento promoveu encontro entre apicultores do município e a Associação dos Produtores Rurais de Carambei (APRUCAR). Com a finalidade de somar forças, os apicultores se associaram a APRUCAR, compondo uma diretoria própria para a atividade, dentro da organização formal.
De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Pedro Meijer, o principal objetivo do grupo é conquistar uma pequena "Casa do Mel" que será um ambiente próprio para a extração e envasamento do mel, para  obterem um selo de inspeção municipal (SIM) e desta forma legalizar a comercialização dentro do município. Segundo um dos apicultores, "o selo seria também uma garantia da procedência do mel, atestando sua pureza e envasamento dentro das normas sanitárias".
"Para a Prefeitura isso significa que o mel será comercializado formalmente, inclusive com Nota Fiscal de Produtor, podendo uma parte da produção ser absorvida através de programas do PNAE (merenda escolar) e até na Troca Verde (troca de recicláveis por frutas, verduras e produtos da Agricultura Familiar), como forma de incentivo", explica o secretário.
Em meados do ano passado, a APRUCAR contava com 20 associados, a maioria produtores da Agricultura Familiar. De lá para cá muitos novos produtores se associaram e agora, com o ingresso do grupo de apicultores, o quadro de sócios se aproxima das 50 famílias.

Texto: Asscom