Da redação: Um decreto publicado pela prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, nesta terça-feira(29), retira a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos ou fechados da cidade. O documento segue o decreto estadual, publicado pelo Governador Ratinho Júnior. 

Segundo o decreto, Permanece obrigatório o 
distanciamento social e constante desinfecção das mãos em ambientes de uso público.

Após uma semana sem uso de máscaras em ambientes abertos o município registra uma média de 22 casos de Covid-19, números quase equivalentes com uma semana antes da liberação, que foi 21 casos. 

Durante a primeira semana não houve registro de internação e nem de óbito. Carambeí já imunizou com a primeira dose 87,4%, segunda com 75,1%, terceira dose + reforço Janssen 42,9%, dados apurados no dia 15 de março.

De acordo com setor de Epidemiologia do Município, o último registro de óbito foi no dia 12 de março, paciente do sexo feminino, 72 anos com comorbidades. Já o último paciente internado foi no dia 23 de fevereiro, com alta em 12 de março. "Por enquanto não tivemos um aumento expressivo no número de casos de Covid-19 após a publicação do decreto", informa a enfermeira Gisele de Paula Machado, da Secretaria Municipal de Saúde.