O número de casos notificados com a Covid-19 em Carambeí vem aumentando, e, com a chegada do inverno existe uma preocupação das autoridades sanitárias de saúde com os cuidados que dependem da população. 

A enfermeira Gisele de Paula Machado, da Vigilância Epidemiológica do município informou que no último boletim da Covid-19 houve um acréscimo de infectados, dia 27 de junho eram 25 e dia 28 passaram para 34 casos. Conforme Gisele a recomendação é para que a população continue se cuidando, com o uso de máscara e a desinfecção das mãos.

Segundo Gisele Machado as principais doenças do inverno são as doenças respiratórias transmissíveis, como resfriados e gripes, além do agravamento de outras como rinite, asma, sinusite, otite e pneumonia, pois este período favorece a circulação de vírus e bactérias, já que a temperatura fica mais baixa, o ar fica mais seco e há uma maior tendência em ficar em ambientes fechados.

O enfermeiro Alexandro Pereira da urgência e emergência do Centro Municipal de Saúde Otávio Pedroso de Oliveira faz um alerta para a população “continue com os cuidados básicos, pois a pandemia de Covid-19 não acabou, e as pessoas mais propícias a sofrer com estas doenças são as crianças e os idosos, por terem o sistema imune mais fragilizado”, disse ele.

Texto: Ana Paula Inacio