As escolas da rede Municipal de Ensino estão se preparando para a eleição de novos diretores. As chapas estão confirmadas e no próximo dia 22 de junho acontece a votação com a participação dos membros da comunidade escolar.
As instituições de ensino estarão abertas das 8h às 17h para receber os votantes, sem intervalo para o almoço. Os mandatos dos novos diretores serão de quatro anos e iniciam no próximo mês de julho.
A comunidade escolar engloba, alunos habilitados a votar, pai/mãe ou responsável legal por aluno não votante, professores, equipe técnico-pedagógica e demais funcionários da instituição de ensino. A votação será na chapa, sendo o voto secreto e facultativo, ou seja, não obrigatório. Cada pessoa apta a votar tem direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar ou mais de um aluno não votante.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Harms, comenta que as eleições para diretores é uma forma de democratização da escola e a participação da comunidade escolar nesse processo é fundamental para concretizar a democracia nos espaços escolares, onde as crianças passam parte de suas vidas. “É nesse ambiente que elas ganham conhecimento para o crescimento intelectual e emocional. O comprometimento dos pais/responsáveis na escolha daqueles que irão conduzir todo esse processo de formação dos futuros cidadãos é mais que fundamental, é uma forma de participar dessa fase importante na vida dos filhos”, argumenta.
CHAPAS
Nos Centros Municipais de Educação Infantil Betânia e São Judas Tadeu estão concorrendo três chapas, nas Escolas Fátima Augusta Bosa e Limpo Grande concorrem duas chapas e CMEI Canaã, CMEI Santa Rita de Cássia, Escola Santa Cruz, Escola Tonia Joanna Harms, Escola Geralda Harms Welbergen e Escola José Pedro Novaes Rosas contam com chapa única inscrita, sendo esta última a instituição com maior número de votantes por ser a escola do município com maior número de alunos matriculados.
Na Escola Municipal Profª Theresa Gaertner Seifarth, a eleição ocorrerá em 29/06/2022, em virtude de não haverem chapas inscritas dentro do prazo previsto no cronograma inicial. Para esta instituição o prazo de inscrição de chapas foi prorrogado por quinze dias, conforme previsto em Lei.
Informações: Ascom/ Carambeí