Da redação | O Programa Ilumina Paraná, já destinou R$ 34.853.451,46 para 71 cidades em todas as regiões do Paraná.

Desde janeiro de 2019, o número de luminárias substituídas em todo o Estado alcançou a marca de 32.009 unidades. Todos os recursos são do Programa de Transferência Voluntária da  Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) -recursos a fundo perdido, quando os municípios não precisam fazer a devolução, Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) e contrapartidas municipais.

O programa aumenta a segurança, a sustentabilidade e reduz a conta de energia elétrica das prefeituras. “Esse é um grande exemplo do poder transformador de um bom projeto. Melhorias na iluminação urbana trazem mais economia aos cofres municipais. Ele é sustentável ao reduzir a necessidade de energia, oferece mais segurança a motoristas, pedestres e população com um todo, além de dar maior beleza ao espaço urbano”, enfatizou o secretário Augustinho Zucchi.

Em Carambeí, foram instaladas 2.199 luminárias a LED em substituição a outras, de tecnologias mais antigas e menos eficientes. Para a troca, foram liberados, via SEDU, R$ 1.504.918,86 pelo SFM.


Informações: AEN

Colaboração: Vinicius Machado