Um visitante inesperado, nesta semana, não teve uma boa recepção ao voar nos arredores do Jardim Brasília. Mesmo com toda beleza e encanto o tucano foi alvejado por uma pedra e acabou com um pé e uma asa machucados, o mesmo foi recolhido por um morador que comunicou a secretaria Municipal do Meio Ambiente. Esse já é o terceiro animal silvestre encontrado neste ano.
Segundo informações do diretor da secretaria municipal do Meio Ambiente, Cleiber Azevedo, o Tucano adulto foi encaminhado ao Instituto de Águas e Terras (IAT) para ser tratado e devolvido a natureza. Ele conta que neste ano foram resgatados e medicados mais dois animais, uma coruja e uma raposa que também seguiram o mesmo destino do tucano.
Cleiber explica que há casos em que os animais estão somente fora do seu habitat, sendo necessário apenas o resgate e recondução a natureza, trabalho executado pela própria secretaria do Meio Ambiente. “Já resgatamos inclusive também uma cobra Cascavel”, revela.
O diretor do Meio Ambiente solicita para que a população ao se deparar com qualquer animal que não pertença ao meio urbano faça a comunicação pelo telefone (42)3231-9830, para o resgate e posterior soltura na natureza.
“É importante manter distancia do animal porque fora do seu habitat ele fica assustado, agressivo e se estiver machucado pode se debater agravando ainda mais os ferimentos”, aconselha Cleiber.
Informações: Ascom Prefeitura de Carambeí