Da redação | O vereador Eclaiton Bueno solicitou um estudo sobre a possibilidade de uma parceria com instituições privadas e/ou públicas para implantação de cursos profissionalizantes gratuitos, voltados para a área de indústria e comércio.
Segundo o vereador, uma das justificativas é que "tendo em vista a busca de capacitação para a população carambiense, oferecendo assim, melhores oportunidades de ingresso ou reinserção no mercado de trabalho", argumenta.
Vale lembrar que na última semana Carambeí foi escolhida para receber a nova fábrica de garrafas de vidro da Ambev, e deve gerar ao menos 300 empregos diretos quando iniciar as operações em 2025. Com isso, o carambiense que ingressar no curso pode aumentar a chance de entrar no mercado de trabalho não só na Ambev, como em outras indústrias na cidade, que muitas vezes não preenchem as vagas por falta de mão de obra qualificada e/ou falta de curso profissionalizante na área.
Confira o ofício do vereador:
"Justifico minha proposição, tendo em vista a busca de capacitação para a população carambiense, oferecendo assim, melhores oportunidades de ingresso ou reinserção no mercado de trabalho. A capacitação profissionalizante, técnica e tecnológica proporciona uma atualização e desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, além de promover uma imersão e vivência da temática aprendida através da teoria e da prática assistida possibilitando uma especialização da mão de obra. Por vezes, oportunidades de trabalho são perdidas por nossos munícipes por falta de especialização ou conhecimento em determinada área, por isso se torna fundamental oportunizar para a população que não tem condições de custear cursos. Certo de que essa proposição, se colocada em prática, gerará perspectivas de ingresso ou reingresso ao mercado de trabalho. Saliento ainda que, minha preocupação é de ofertar novos caminhos a nossos munícipes na temática capacitação profissional, atendendo a anseios populares e atendendo às expectativas de mercado".
Informações: Da assessoria
Colaboração: Vinicius Machado