Da redação| A equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos em nível físico e psíquico para pacientes com diversas patologias motoras e psicosociais. Os resultados são comprovados com a melhora rápida quadro clínico dos pacientes. 

Em Carambeí, uma parceria promissora nesta área acontece entre a Prefeitura, através da secretaria de saúde, a  ANDE Brasil – Associação Nacional de Equoterapia, a APEIE – Associação Paranaense de Equoterapia e Inclusão Equestre e o Rancho HS. 

Uma equipe multidisciplinar acompanha todo o tratamento que consiste em sessões, de aproximadamente (30) trinta minutos com profissionais de diversas áreas como enfermeiro, veterinário, educadores físicos. 

Algodão Doce, Farrapo, Mel e Hot,  esses são os nomes dos animais que estão ajudando nas sessões, em sua maioria são da raça quarto de milha, muito dóceis e adaptados para o trabalho.

A fisioterapeuta Viviane Coccia explica que “esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio”, disse ela. Conta ainda que “todos os benefícios da equoterapia  estão fazendo a diferença na vida de muitos pacientes em Carambeí que estão tendo nessa prática melhora considerável em seu quadro clínico”, finalizou.

Os atendimentos acontecem toda quarta-feira, para 40 pacientes, com atendimento exclusivo e personalizado no Racho HS, com a toda a equipe multidisciplinar. A prefeitura arca com todas as despesas e os pacientes recebem o tratamento totalmente gratuito.

Marcos Staichak é pai de Murilo de 15 anos, e disse que está satisfeito com os resultados obtidos através da equoterapia para seu filho.

Cláudia Szabo Pinheiro é mãe de Sofia de 9 anos e destacou que as aulas melhoram os sintomas da ansiedade na filha. 

A equipe de Carambeí é composta pelo Coordenador Técnico Eros Spartalis, Thaylyse Mendes Pereira (secretária executiva) Rafael Matos Pavlak e Pedro Henrique Parente dos Santos (guias/auxiliares) Ane Caroline de Oliveira (psicóloga) Camila Tribulato(psicóloga) Viviane Coccia(fisioterapeuta), Paulo Henrique Quadros(equitador) Jully Caroline Rosa(enfermeira) Maria Eduarda Gonçalves(veterinária)Carolina Menon (veterinária).  

Informações: Município Carambeí