Recentemente a cidade de Carambeí vive uma onda de furtos e roubos em diversos locais da área urbana e rural do município. Após muita cobrança da população por mais segurança ou monitoramento por meio de câmeras de segurança, a prefeitura de Carambeí anunciou nesta semana o início do projeto de monitoramento por câmeras de alta precisão no município.
Na solenidade, que aconteceu nesta quinta-feira (11), estiveram presentes a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso; o comandante do destacamento da Polícia Militar do município, sargento Marçal; o diretor do Detransede de Carambeí, Ademir Cordeiro e o presidente do Conselho de Segurança do município, Maximo Sperandio, além dos membros do conselho.
Foi assinado a ordem de serviço para contratar o serviço para a instalação de 33 câmeras de vigilância que serão postas em locais estratégicos de Carambeí, com base em estudos técnicos feitos por uma equipe técnica da prefeitura e a PM. Segundo a prefeitura, as câmeras terão serviço de leitura de placa veicular, detecção facial, com cobertura em altas distâncias e contarão com IA (inteligência artificial).
Elas estarão integradas em convênio com a SESP (Secretaria de Estado da Segurança Pública). As antigas câmeras que ainda estão em uso não apresentam uma boa qualidade, não contribuem com a segurança da cidade e não estão sincronizadas com o sistema da SESP.
Segundo o sargento Marçal, as câmeras complementam a atuação da Polícia Militar em Carambeí e auxiliam na identificação de autores de crimes, com monitoramento em tempo real, podendo inibir muitos crimes na cidade.
Estima-se que muitos dos criminosos que cometem delitos em Carambeí venham de cidades próximas, como Ponta Grossa e Castro, e que utilizam a PR-151 como rota de entrada ou saída. E é nesses locais que serão instaladas algumas das câmeras.
Ainda não há previsão para o início da instalação das câmeras.
Moradores de Carambeí possuem grupos integrados entre a vizinhança
Dois bairros de Carambeí, sendo eles o Eldorado e o Jardim Brasília, possuem programas de vizinhança vigiada após muitas situações de delitos registrados em residências e nas ruas.
No caso do Jardim Brasília, são aproximadamente 35 câmeras instaladas em locais estratégicos do bairro, que gravam 24 horas por dia a movimentação do bairro.
Recentemente foi flagrado por uma delas uma situação de assalto, onde um casal acabou sendo vítima de uma dupla, que agiu com violência e agrediu o rapaz, que junto com a mulher, tiveram pertences levados pelos criminosos.
No Eldorado, o sistema é integrado por grupos de WhatsApp, onde qualquer atitude suspeita é repassado aos vizinhos e se necessário para equipes da Polícia Militar que atuam em Carambeí.
Informações: Município Carambeí
Colaboração: Vinicius Machado/ Carambeí News