Um rapaz de aproximadamente 25 anos ficou gravemente ferido após um acidente de trabalho em uma fazenda na localidade Santa Cruz, em Carambeí.  A situação ocorreu na manhã de quarta-feira (17).

Segundo informações, por volta das 7h30, ao iniciar o turno matutino, o trabalhador estaria manuseando um equipamento tracionado ao trator, quando acabou encostando a roupa no cardan (peça que liga o trator aos implementos agrícolas). 

O cardan gira muito rápido, e com a força, não deu tempo de sair do local. Um companheiro de trabalho que estava próximo conseguiu desligar o trator e retirar o rapaz do local.

De imediato, os trabalhadores levaram o homem até um hospital em Ponta Grossa, onde segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intesiva) em estado considerado gravíssimo.

Segundo informações que circulam pelas redes sociais, a vítima teve o braço arrancado, costela quebrada e corre risco de morte, sobrevivendo com ajuda de aparelhos. 

Acidentes com cardans são frequentemente registrados em regiões rurais de todo o Brasil. Muitos trabalhadores que precisam utilizar o objeto para serviços consideram ele a peça mais perigosa e letal. Só pode chegar perto da peça se estiver desligado o trator ou o cardã.

Recentemente um rapaz teve uma perna e parte do braço amputados ao encostar a perna no cardan de uma carreta misturadora de silagem, no interior de Castro. O rapaz foi socorrido de imediato, pois um colega que estava próximo e viu conseguiu desligar o trator, salvando à vida.

Em Carambeí houve registros de acidentes fatais e de pessoas que tiveram a perna ou braços amputados em decorrência do acidente.