A equipe do museu preparou uma programação especial para receber o público presencial e outras ações que serão postadas nas redes sociais.

Entre os dias 20 e 23 de setembro o museu Parque Histórico de Carambeí estará com uma programação especial e gratuita. Com o calendário de atividades a instituição integra a 16.ª Primavera dos Museus. O evento organizado pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram) tem o propósito de divulgar, valorizar, incentivar a visitação nos museus e estreitar a relação com a comunidade.

Acompanhando as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil. Esta edição da Primavera dos Museus é norteada pelo tema Independências e Museus: outros 200, outras histórias que propõe uma reflexão sobre esse período. Pautado na temática, confira a programação do Parque Histórico para o evento.

Em parceria com o Museu do Tropeiro, da cidade Castro, no dia 14 de setembro, o corpo técnico das instituições discutirá sobre o panorama dos Campos Gerais, através da ótica do viajante Auguste Saint-Hilaire. A atividade é destinada exclusivamente aos funcionários do Parque Histórico e do Museu do Tropeiro.

Na segunda-feira, dia 19 de setembro, a equipe do Parque Histórico participará da Visita Técnica Conhecendo Carambeí. O grupo visitará a Capela Imaculada Conceição, ruínas da Estação Carambehy, Casa Portuguesa e Rancho Goda.

O lançamento do Almanaque dos Imigrantes, edição especial 200 anos de Saint-Hilaire nos Campos Gerais, será no dia 20 de setembro. Os grupos escolares agendados com antecedência, entre os dias 20 e 23 de setembro, participarão da ação educativa Outras histórias, outros olhares  Uma mediação sobre o passado colonial de Carambeí.

A Mesa Redonda, em conjunto com o Museu do Tropeiro, resultará em um novo episódio do podcast Papo de Museus. O tema do bate-papo será Outras Histórias: a narrativa de Saint-Hilaire sobre Castro e Ponta Grossa, o lançamento ficou para o dia 21 de setembro. Ainda na quarta-feira, funcionários do Parque Histórico participarão da oficina Conservação Preventiva e Restauro, organizada pelo Museu Campos Gerais.

A programação do museu para o evento encerrará no dia 22 de setembro, sexta-feira, com o lançamento do quarto episódio da minissérie A Era de Ouro dos Países Baixos, com o tema A Doçura da Liberdade. O vídeo será disponibilizado no Facebook, Instagram e YouTube do Parque Histórico.