Para dar continuidade aos avanços no desenvolvimento urbano paranaense, o Governo do Estado quer pavimentar 100% da área urbana dos municípios com menos de 20 mil habitantes até 2025. A nova meta foi anunciada nesta quinta-feira (17) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior durante a abertura oficial do encontro Governo 5.0. O investimento estimado para um projeto como esse é de R$ 3 bilhões.

Além da pavimentação asfáltica, as obras incluirão a construção de calçadas com acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência física, além de iluminação em led e sistema de drenagem. 

O projeto deve começar já nos primeiros meses de 2023. Nesta primeira etapa, serão contemplados os municípios com população de até 5 mil habitantes, totalizando 98. Depois, a meta é em 2024 finalizar as obras nas cidades com até 10 mil habitantes e dar início nos municípios com até 20 mil, para concluí-las em 2025. Ao todo, 308 municípios serão beneficiados diretamente.

“Uma meta é diferente de uma promessa. Essa é uma meta coletiva. E temos que dar o primeiro passo. Vamos urbanizar 100% dos municípios até 5 mil habitantes a partir do ano que vem. Isso é possível e tenho plena convicção de que com as obras que tiramos do papel, ao lado dos municípios, vamos fazer o maior programa de pavimentação urbana do País” destacou Ratinho Junior.

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, Augustinho Zucchi, a iniciativa do governador é inovadora e tem potencial de ajudar os pequenos municípios a se desenvolverem economicamente. “No Brasil, vai ser o primeiro programa de urbanização com esse alcance. Ao final, teremos mais de 300 municípios com 100% das áreas urbanas pavimentadas”, ressaltou.