Na noite desta terça-feira (7), o plenário da Câmara Municipal de Carambeí recebeu familiares, amigos e admiradores do médico Orlando Francisco Los, a quem foi outorgado o título de Cidadão Honorário de Carambeí. Dr. Orlando como é conhecido por todos completa neste mês de dezembro 40 anos de atuação profissional. 

O autor da homenagem, vereador Diego Macedo, ressaltou a emoção, satisfação e honra em prestar a homenagem ao Dr. Orlando e ressaltou o importante papel desempenhado pelo médico durante a pandemia da Covid-19 que salvou milhares de vidas.

Em sua fala, Dr. Orlando declarou que jamais imaginou que receberia uma homenagem como a que lhe foi concedida, agradeceu ao vereador Diego Macedo e aos demais vereadores que aprovaram o projeto que virou lei municipal nº 1415/2022 e concedeu o título de Cidadão Honorário de Carambeí, ele agradeceu também a sua família, sua mãe, presente no plenário, e irmãos, que segundo ele deram apoio fundamental para que ele conseguisse concluir o curso de medicina e também a esposa, filhos e netos que sempre estiveram ao seu lado ao longos dos 40 de profissão.

DR. ORLANDO

Orlando Francisco Los é médico, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1982, com especialização em medicina do trabalho também pela UFPR. Desde janeiro de 1983 até os dias atuais atende em seu consultório particular, localizado na Avenida dos Pioneiros. O primeiro trabalho como médico foi em março de 1983, no posto de saúde do Bairro Boqueirão a convite do Padre Theodoro, atendimento realizado até 1991. Nesse período também atendeu pacientes na Fundação Batavo de 1983 até 1990.
Dr. Orlando foi funcionário público do Governo do Estado do Paraná, de 1986 a 2017, onde se aposentou. Ele prestou atendimento também nos hospitais na cidade de Castro (Bom Jesus, Anna Fiorillo Menarim) e também em um posto de saúde da mesma cidade. 
No município de Carambeí, trabalhou como servidor público municipal, na função de médico e plantonista, concursado em julho de 2002 até dezembro de 2018. Acumula no seu histórico profissional a atuação como diretor de serviços de auditoria médica no município de Castro, entre os anos de 2001 a 2017. Atuou na perícia médica do INSS no período de 1996 a 2001.
Em 2010 investiu na construção da clínica médica, onde se dedica ao tratamento de pacientes bem como a medicina ocupacional, esta última até dezembro de 2021. Atualmente, aposentado do serviço público, segue atendendo pacientes como clinico geral na Climeso – Clínica Médica Ltda.
Dr. Orlando também teve participação na vida pública, sendo eleito vereador na cidade de Castro (1993 -1996), período que contribuiu no processo de emancipação de Carambeí. Também foi membro fundador do Rotary Club de Carambeí (1994 - 2001), onde encerrou sua participação como presidente. 
Diante do cenário da pandemia da Covid-19, que iniciou no brasil em fevereiro de 2020, Dr. Orlando teve atuação fundamental no atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Ele integrou grupo de médicos “Pela Vida”, que realizou estudos na busca por tratamento precoce com objetivo de minimizar as complicações principalmente nos idosos e pacientes com comorbidades, com alguns medicamentos com efeitos antivirais e estimuladores da imunidade natural o que levou a resultados favoráveis. 
No início eram poucos pacientes mais com o resultado positivo nos tratamentos houve um aumento da procura. A partir de janeiro 2021, Dr. Orlando separou um horário para pacientes com Covid-19, chegando nos meses de fevereiro e março a um número de 25 atendimentos diários que se estendeu até outubro de 2021 quando houve queda no número de casos.
Em seu cadastro foram mais de 1500 pacientes atendidos na clínica, com uma média de atendimento de 2 à 3 vezes cada paciente. Além dos atendimentos presenciais foram atendidos familiares e telemedicina sendo aproximadamente 1000 pacientes. Desse universo, em torno de 30 pacientes precisaram de internamento, alguns em UTI, dos quais 3 foram a óbito por complicações e comorbidades.