O Município de Carambeí comemora seus 27 anos de emancipação política de 8 a 13 de dezembro com várias atividades e entrada franca tendo por local o Loteamento dos Imigrantes e a Praça Cívica.
Dentro da programação, estão além dos shows artísticos, com várias apresentações culturais, praça de alimentação, feira de artesanato local, chegada do Papai Noel e atrações nacionais.
A programação começa dia 8 de dezembro (quinta-feira), dia da padroeira, com feriado no Município e realização de missa em ação de graças na igreja matriz – Imaculada Conceição.
No sábado, dia 10 de dezembro, as atividades culturais seguem, às 07h30 com o pedal das Belezas Naturais, (com saída da Praça Cívica). Também na Praça Cívica às 19h acontece um Culto Evangelístico Aviva Brasil, com celebrantes da COMEC- Conselho de Ministros Evangélicos de Carambeí.
No local da festa, haverá abertura oficial da festa a partir das 19h com o show de Irvim Skôra. A partir das 21h acontece o show nacional com a dupla Mariana e Matheus. 
No domingo, dia 11 de dezembro, na Praça Cívica acontecem as comemorações do Dia da Bíblia, às 08h30, tempo de adoração das igrejas evangélicas com celebrantes da COMEC. Às 13h, apresentação cultural especial com “Tia Eli e os Bonecos” e uma carreata de bênção sobre a cidade.  
Também no domingo, dia 11, no Loteamento dos Imigrantes várias apresentações culturais, tendo início às 14 horas com a apresentação do Grupo Samba House. Às 19h, Show com Willeandro & Janus Katsman, e a partir das 21h o show nacional com a dupla Fiduma e Jeca.
Na segunda-feira, dia 12 de dezembro, no Loteamento dos Imigrantes acontece o Dia do Comércio, com programação da Associação Comercial. Às 19h show com Wagner Gaiteiro & Banda e às 21h, o show nacional a dupla César Menotti e Fabiano no Pavilhão.
Na terça-feira, dia 13 de dezembro, feriado na cidade, acontece o desfile cívico, às 09h com concentração na Avenida do Ouro.
Na Praça Cívica, às 19h haverá “Trem da Alegria” para as crianças e show “Família Grande Europa e Personagens”.
Às 19h45 horas acontece a “Chegada do Papai Noel” e o lançamento do Natal. Às 20h o show gospel com Moisés Clayton e Giselli Cristina encerra as atividades alusivas ao aniversário de Carambeí. 

Texto: Ana Paula Inácio